quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Programa prevê a construção dos museus dos Esportes, de Arte das Américas, da Democracia, da Biodiversidade e da Diversidade Cultural

Representando o Governo Federal, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda apresentou, ontem, ao governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, aos representantes do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além dos secretários de Cultura e de Turismo do DF, a proposta do programa Esplanada dos Museus, que consistirá no legado cultural da Copa do Mundo de 2014. Todas as cidades-sede terão seus espaços de cultura revitalizados. Entretanto, Brasília, por ser capital da República, terá algo a mais. A cidade ganhará, até 2014, dois novos museus. Em seguida, mais três serão erguidos. Todos terão gestão compartilhada entre o governo federal e o GDF.

O programa prevê a construção dos museus dos Esportes, de Arte das Américas, da Democracia, da Biodiversidade e da Diversidade Cultural. As obras seguirão o padrão arquitetônico do projeto urbanístico da capital e contarão com salas de exposição e de concertos, livraria, restaurante e estacionamento subterrâneo. A parceria estabelece que o GDF fornecerá os terrenos, enquanto o MinC será responsável pela captação de recursos e pelo estabelecimento de parcerias para a construção das unidades. “Brasília tem uma grande agenda de eventos até 2017 e o campo cultural precisa refletir isso. O GDF e o governo federal estão em sintonia para desenvolver um trabalho perfeitamente harmônico”, destacou o governador Agnelo Queiroz. 

Além da parceria nos cinco novos museus, a gestão do Museu da República também poderá ser compartilhada. “Estamos negociando essa parceria, que permitirá que obras venham de outros estados para serem exibidas no Distrito Federal”, explicou o secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira. Já o secretário de Turismo, Luis Otávio Neves, lembrou algumas cidades que possuem um vasto acervo cultural e acredita que são bons exemplos a serem seguidos. “Entre a Casa Branca (sede do Poder Executivo dos Estados Unidos) e o Capitólio (sede do Legislativo), existem 27 museus que contam a história daquela nação”, lembrou.

Governos, em parceira, estudam áreas que comportarão os museus

Apresentado o projeto, a segunda etapa se incia. O GDF e Ministério da Cultura passam a estudar os espaços, de propriedade do Executivo local, que poderão receber as cinco unidades. O Iphan será consultado sobre a viabilidade da construção do empreendimento em cada ponto. O ministério também se responsabilizou por identificar os acervos disponíveis em órgãos públicos e autarquias da capital – como Palácio do Itamaraty e bancos do Brasil e Central – que possam ser incorporados ou emprestados para exposições itinerantes nos novos espaços. Assim que esses primeiros levantamentos estiverem concluídos, o governador Agnelo Queiroz e a ministra Ana de Hollanda apresentarão o projeto à presidenta Dilma Rousseff, a principal incentivadora do projeto de legado cultural às cidades sede da Copa de 2014.

fonte: técnico em museu 2009 comunidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário